sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Divergente - Veronica Roth

O livro de ficção, Divergente, é o primeiro volume da série de mesmo nome, é escrito pela Veronica Roth e publicado no Brasil pela editora Rocco.
Eu simplesmente AMEI o livro! Dou 5 estrelinhas e indico para todas as pessoas que gostam de emoção, aventura, suspense, mas é claro, sem deixar o romance de lado.
Inicialmente fiquei meio assustada pelo número de folhas e a grossura do livro, já que na minha estante ele aparentou ocupar o espaço de quase dois livros que ela costuma possuir, mas logo tudo isso se transformou em animação. No momento que comecei a ler a história de Beatrice, 16, sobre as facções, o porque dessa divisão, eu não quis parar mais. E quando eu notei que mesmo lendo sem intervalos, ainda mal tinha chegado na metade do livro, então aquele sentimento, uma mistura de nostalgia e de saudade que costuma vir quando chego nas ultimas páginas e não quero que acabe, demoraria mais do que o costume para bater na porta.
A impressão que eu tive nas primeiras páginas foi de susto e terror. Quando a garota diz que em sua facção, só era permitido olhar o espelho uma vez por mês, o dia que sua mãe cortava-lhe os cabelos, eu fiquei tipo "Ai meus deuses, o que seria de mim lá? Graças a Afrodite minha casa é cheia de espelhos". Não que eu seja extremamente ligada a vaidade, mas pode se dizer que dos 7 pecados capitais, ela possa ser a que eu mais pratico, mas isso não vem ao caso. O trem é que quanto mais me aprofundava nas aulas sobre a Abnegação (a facção que os líderes da cidade pertencem), mas eu tinha certeza que não me encaixaria ali.
Após o teste de aptidão, um simulação onde o resultado de seus atos indicaria a facção ideal a você, podes escolher entre: A) Continuar na sua facção de origem ou B) Mudar para a do resultado do testa, sendo obrigada a deixar sua família e trocar de nome.
E como já era de se esperara, a protagonista optara pela transferência da Audácia, a facção que antigamente era a casa dois corajosos. Mas o que me espantou mesmo, foi a escolha de seu irmão mais velho, Caleb, pela Erudição (essa sim eu considero uma opção para minha vida, mesmo a Jeanine sendo um dfhrthdeyhrtfikçpui, é impossível não amar uma verdadeira 'filha de Atena').
Shailene (Tris) e Theo James (Tobias/Quatro) no Comic Con
Se eu continuar falando assim, vou me empolgar e contar a vocês cada pedaço do livro. Não sei direito como terminar essa resenha porque, assim, quem já leu vai entender. Rolt nos prende ao livro de uma maneira doentia e viciante, escondendo todos os segredos, planos diabólicos e estratégias de batalha e soltando tudo de uma vez, como um vulcão explodindo na nossa cara, nas ultimas 30 páginas e nos deixando completamente no ar como se ela tivesse passado a vida toda planejando nossa internação no manicômio. Realmente não é possível, com palavras mortais, descrever toda confusão de medo, ansiedade, admiração, raiva, tristeza e loucura. Sim, loucura sim, pois quando terminei o livro eu fiquei como uma louca varrida fugitiva do hospício  estátua, relendo diversas vezes os agradecimentos tentando achar uma pista se quer pra tentar amenizar o choque e fazendo força pra fechar a boca espantada.
Elenco do filme, com previsão de estria para o primeiro semestre de 2014

XOXO
Mari




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente suas opiniões aí, além do mais, esse espaço não é só de enfeite, certo?